quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Angelus da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus - Roma


Queridos irmãos e irmãs, bom dia e feliz ano novo!


Neste primeiro dia do ano, no clima de alegria - embora frio - de Natal, a Igreja nos convida a fixar o olhar de fé e amor para com a Mãe de Jesus Nela, a mulher humilde de Nazaré ", o Word. se fez carne e habitou entre nós "( Jo 1:14). Por isso, é impossível separar a contemplação de Jesus, o Verbo da vida que se tornou visível e tangível (cf. 1 Jo 1,1), da contemplação de Maria, que deu seu amor e sua carne humana.
Hoje ouvimos as palavras do apóstolo Paulo: "Deus enviou seu Filho, nascido de mulher "( Gl 4,4). That "nascido de uma mulher", diz ela em um elemento essencial e, portanto, ainda mais forte do que a verdadeira humanidade do Filho de Deus como um Pai da Igreja, Santo Atanásio:. "Nosso Salvador foi verdadeiramente homem e qual foi a salvação de todos humanidade "( Carta a Epicteto : PG 26).
Mas São Paulo também acrescenta: "nascido sob a lei" ( Gl 4,4). Essa expressão enfatiza que Cristo assumiu a condição humana libertando-a da mentalidade legalista bloqueio Pela lei, privados da graça, torna-se um fardo insuportável, e, em vez de nos fazer bem nos fere. Jesus disse: "O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado Isso, então, é o fim para o qual Deus envia o seu Filho ao mundo para tornar-se homem.: A propósito da libertação , em vez de regeneração . Of Liberation "para resgatar os que estavam sob a lei" (v. 5);. ea redenção ocorreu com a morte de Cristo na cruz, mas a maioria de regeneração ", recebêssemos a adoção de filhos" (v. 5) Constituída em. ele, os homens se tornam verdadeiramente filhos de Deus. Esta etapa é feita em incríveis nos com o Batismo, que nos enxertos como membros vivos em Cristo e nos atrai para a sua Igreja.
No início de um novo ano nos faz lembrar o dia do nosso Baptismo: redescobrir o dom recebido no sacramento que nos regenerou para uma nova vida: a vida divina. E que, por meio da Igreja Matriz, que o modelo é a Mãe Maria. Através do batismo, fomos introduzidos na comunhão com Deus, e não estamos mais à mercê do mal e do pecado são, mas recebemos o amor, a ternura, a misericórdia do Pai celeste. Pergunto novamente: "Quem de vocês se lembram do dia em que ele foi batizado Para quem não se lembra da data de seu batismo, eu dou um trabalho para fazer em casa:?. Olhar para essa data e mantê-lo em bom coração Você também pode pedir ao ' ajuda dos pais, padrinho, madrinha, tios, avós ... No dia em que fomos batizados é um dia de celebração! Lembre-se procurado ou a data de seu Batismo, vai ser muito bom para agradecer a Deus o dom do Batismo.
Essa proximidade de Deus para as nossas vidas e nos dá a verdadeira paz: o dom divino que nós imploramos especialmente hoje, Dia Mundial da Paz. Eu li por aí: "A paz é sempre possível." Sempre possível a paz! Temos de olhar para ele ... E lá eu dizia: ". A oração na raiz da paz" A oração é a própria raiz da paz. A paz é sempre possível e nossa oração está na raiz da paz. Oração quem estabelece a paz. O Dia Mundial da Paz, "Hoje escravos já não, mas irmãos "aqui é a mensagem deste dia. Por que as guerras nos fazer escravos, sempre! Uma mensagem que afeta a todos. Todos nós somos chamados a combater todas as formas de escravidão e de construir a fraternidade. Todos, cada um de acordo com suas responsabilidades. E lembre-se bem: a paz é possível! E na raiz da paz, há sempre a oração. Oramos pela paz. Há também aquelas belas escolas de paz, escolas para a paz: devemos continuar com esta educação para a paz.
A Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, apresentamos nossas boas resoluções. Pedimos-lhe para colocar em nós e em todos os dias do ano novo o manto de sua proteção maternal, "Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas de nós que estão em julgamento, e livrai-nos de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e abençoado. "
E eu convido todos vocês hoje para saudar a Virgem como Mãe de Deus cumprimentá-la com a saudação:. "Santa Mãe de Deus!". Como tem sido aclamado pelos fiéis da cidade de Éfeso, no início do cristianismo, quando a entrada da igreja gritando seus pastores esta saudação dirigida a Maria: "Santa Mãe de Deus!". Todos juntos, três vezes, repita: "Santa Mãe de Deus."

E o Santo Padre Reza:

V. Angelus Domini nuntiavit Mariæ.
R. Et concepit de Spiritu Sancto.
Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Iesus.
Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostræ. Amen.
V. Ecce Ancilla Domini.
R. Fiat mihi secundum Verbum tuum.
Ave Maria…
V. Et Verbum caro factum est.
R. Et habitavit in nobis.
Ave Maria…
V. Ora pro nobis, Sancta Dei Genetrix.
R. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.
Oremus: Gratiam tuam quæsumus, Domine, mentibus nostris infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui Incarnationem cognovimus, per passionem eius et crucem, ad resurrectionis gloriam perducamur.
Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

Após a Oração do Angelus Domini ele ainda faz o uso da palavra.
Queridos irmãos e irmãs,
Dirijo-me a todos vocês aqui as minhas cordiais saudações, desejando-lhe um feliz ano novo e pacífica. Saúdo em particular os peregrinos dos países escandinavos e da Eslováquia, os fiéis de Asola, Castiglione delle Stiviere, Saccolongo, Sotto il Monte, Bonate Sotto e Benevento, os jovens de Andria e Castelnuovo del Garda. Uma saudação cordial vai para Sternsinger , veio da diocese de Fulda, na Alemanha. Agradeço a todos Sternsinger na Alemanha, Áustria e Suíça para o seu compromisso de ir de casa em casa para anunciar o nascimento de nosso Senhor e arrecadar doações para crianças carentes. Frohe Weihnachten und ein gutes neues Jahr!
Dirijo o meu pensamento para aqueles que, nas dioceses de todo o mundo, promoveram momentos de oração pela paz, porque a oração é a raiz de paz. Lembro-me, em particular, a marcha nacional que teve lugar ontem em Vicenza e do evento "Paz em todas as terras", promovido em Roma e em muitas cidades do mundo.
Agora estamos conectados com Rovereto, em Trentino, onde o grande sino chamado " Maria dolens ", feita em homenagem ao caído de todas as guerras e abençoado pelo Beato Papa Paulo VI em 1965. Em breve vamos ouvir o badalar do sino que . Essa é a esperança que nunca mais há guerras - nunca mais guerras! - Mas sempre um desejo e compromisso com a paz e fraternidade entre os povos.
Feliz Ano Novo a todos. Seja um ano de paz no abraço de ternura do Senhor e à protecção materna de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Saúdo todos e vejo que há muitos mexicanos: cumprimentá-los ... Eles são os mexicanos barulhentos!
Feliz Ano Novo e por favor não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário