domingo, 3 de maio de 2015

Sacro Tríduo Pascal - Solene Vigília Pascal

Fotos e Redação : Deusene Noleto

Vigília Pascal, teve início  às 21:00h na Igreja de Nossa Senhora  das Dores com muitas inovações. A solenidade foi presidida por Dom Jacinto de Brito e concelebrada por Padre Osório Diácono Wilsom, Seminaristas e os santos fieis. 
Neste ano a vigília pascal começou com ilustração de Cristo Ressuscitado logo na entrada principal da Catedral. No adro da igreja, havia muitos momentos que lembrava  as passagens bíblicas como por exemplo, a cruz estava nova com ramos e ao lado um cordeiro, no outro lado do adro havia uma mesa com grande ovos de pascoa, no outro lado havia uma fogueira em formato da letra, no outro lado havia coelhos e em outro lado havia jovens cantado e quando eles terminaram de cantar  Dom Jacinto deu início a celebração da solene Vigília Pascal.
Durante a solenidade houve batizado de pessoa adulta um jovem batizado com o nome José
Confira






Sacro Tríduo Pascal - Ação Solene da Paixão e Morte do Senhor

Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor
-Catedral de N.Sra das Dores-

Redação por Matheus e Deusene
Fotos:Deusene Noleto

Nesta tarde de sexta-feira santa, milhares de pessoas compareceram na Catedral, nas igrejas da forania centro e nas ruas para participarem das cerimonias religiosas católicas da semana santa. Com eles estiveram presentes o Sr. Bispo Dom Jacinto que presidiu a celebração, os concelebrantes Padre Osório, padre Miranda, diáconos, os seminaristas e o povo fiel a Deus.


A celebração aconteceu às 15:00h na Igreja Nossa Senhora das Dores, logo depois houve a procissão da cruz onde todos puderam beija -la. assim todos beijaram fizeram uma procissão nas ruas com a imagem de Cristo morto e sua mãe das Dores onde milhares de pessoas seguiram cortejo ate a Igreja São Benedito onde houve outra celebração; após as bençãos a procissão seguiu rumo a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.







A Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor, é a única ação solene mais importante aonde não se é celebrada a SANTA MISSA. a Igreja nesse dia recorda a Paixão e morte de Cristo na Cruz. e consiste em 3 partes.
I- Liturgia da Palavra
II- Beijo e Adoração da Santa Cruz
III- Distribuição da Sagrada Comunhão;
 A Procissão do Senhor Morto em Teresina já é algo tradicional, que vem passando de gerações em gerações.embora não seja prescrito na sagrada liturgia, a Procissão do Senhor Morto é um ato devocional, aonde os fiéis relembram a procissão do enterro, a imagem da Virgem das Dores, vai logo atrás da imagem do filho morto, relembrando as dores que maria sofreu aqui na terra,aonde logo após José de Arimatéia ter recebido o corpo de Jesus foram até o Sepulcro, para depositar o corpo do Salvador, em um local que teria sido preparado, a Procissão do Senhor Morto em Teresina começa na Catedral de Nossa Sra das Dores, seguindo até a Igreja de São Benedito aonde escutamos o cântico de verônica e depois o Arcebispo Metropolitano, faz a monição e em seguida a leitura das 7 palavras de Cristo na Cruz, em seguida é dada uma benção sobre o povo e todos se retiram em silêncio. Após isso muitos ainda seguem até a Sé Primaz da Arquidiocese, para deixar as imagens do Sr. Morto e Nossa Sra das Dores.




Laudes - Igreja Matriz de Nossa Sra do Amparo e Primaz de Teresina

Fieis do Amparo rezam com Pe. José de Pinho as Laudes de Sexta-feira Santa.

Por:Deusene Nôleto - Paróquia N.Sra das Dores- Catedral
Hoje, dia 03, fieis estiveram presentes na Igreja do Amparo da forania centro, para as laudes da sexta-feira santa com seu pároco Padre José de Pinho. Dando sequência as pessoas foram ao fazer confissão.


ENTREVISTA COM O Pe. JOSÉ DE PINHO BORGES FILHO
Laudes
Que são laudes são louvores os primeiros louvores da manhã, que nós elevamos a a Deus, que no momento a igreja tem chamado liturgia das horas. então desde o nascer ao por do sol seguindo a antiga tradição a igreja rezou e salmodiou. mantendo a tradição dos salmos que já vem do antigo testamento e encorporou a lei ao amor de Cristo por nós. Então nós temos a oração das laudes, laudes pela manhã e temos às horas medianas, louvores as nove horas da manhã que é hora da crucificação do nosso Senhor, nós temos a oração do meio dia h, oração da tardes chamada hora do suplício da cruz, e tem a oração das 15:00h é a hora da morte do Senhor. e no cair da tarde nós temos a oração da tarde ou véspera já contemplando o dia que virá. E a noite temos a chamada hora completas então de tal maneira você durante o dia consegue ter um dia de oração. Na verdade as duas horas maiores a oração da manhã chamada laudes e a oração da tarde chamada véspera são aquelas duas básicas que fazemos mas, por exemplo nas casas de contemplação dos mosteiro nas casas de vida religiosas e comunidade religiosa observam algumas dessa horas dessas chamada mediana.

Procissão
A procissão do Senhor morto que é um ato devocional embora não seja prescrito liturgicamente mais é um ato devocional, acontecerá logo depois da celebração paixão do Senhor com saída da Igreja Catedral. Às 15:00h, o arcebispo Bispo estará na Catedral Nossa Senhor das Dores onde preside a chamada ação litúrgica da sexta -feira da paixão, que contem três partes a liturgia da palavra , adoração da cruz, e a distribuição da sagrada comunhão. Terminada então este três itens nós levaremos a imagem do senhor morto acompanhado de sua mãe Maria Santíssima até o adro da igreja São Benedito, ali o arcebispo fará uma locução aos fieis presentes depois as imagens são recolhida no Amparo onde nós fazemos às 18:00h o mesmo que foi feito na Catedral para dar oportunidade a outros fieis sobre tudo aqueles que vem mais distante vem só participar da procissão que na verdade não participam ação litúrgica da paixão do senhor que é prescrita para sexta -feira na verdade a Igreja do Amparo oferece oportunidade não só para o os fieis que frequentam a ela mais também para aqueles que vem de outros lugares.

Sacro Tríduo Pascal - Missa Vespertina da Ceia do Senhor










Laudes ( Oração da Manhã) Semana Santa 2015'

Oração das Laudes presidida por S. Exmª Revmª Dom Jacinto.
Catedral Metropolitana de N. Sra das Dores






Semana Santa na Arquidiocese de Teresina

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
-Paróquia Nossa Sra das Dores - 
Catedral Metropolitana


































Segunda Feira Santa 
- Missa Solene do Santo Crisma -