Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor
-Catedral de N.Sra das Dores-
Redação por Matheus e Deusene
Fotos:Deusene Noleto
Nesta tarde de sexta-feira santa, milhares de pessoas compareceram na Catedral, nas igrejas da forania centro e nas ruas para participarem das cerimonias religiosas católicas da semana santa. Com eles estiveram presentes o Sr. Bispo Dom Jacinto que presidiu a celebração, os concelebrantes Padre Osório, padre Miranda, diáconos, os seminaristas e o povo fiel a Deus.
A celebração aconteceu às 15:00h na Igreja Nossa Senhora das Dores, logo depois houve a procissão da cruz onde todos puderam beija -la. assim todos beijaram fizeram uma procissão nas ruas com a imagem de Cristo morto e sua mãe das Dores onde milhares de pessoas seguiram cortejo ate a Igreja São Benedito onde houve outra celebração; após as bençãos a procissão seguiu rumo a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
A Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor, é a única ação solene mais importante aonde não se é celebrada a SANTA MISSA. a Igreja nesse dia recorda a Paixão e morte de Cristo na Cruz. e consiste em 3 partes.
I- Liturgia da Palavra
II- Beijo e Adoração da Santa Cruz
III- Distribuição da Sagrada Comunhão;
A Procissão do Senhor Morto em Teresina já é algo tradicional, que vem passando de gerações em gerações.embora não seja prescrito na sagrada liturgia, a Procissão do Senhor Morto é um ato devocional, aonde os fiéis relembram a procissão do enterro, a imagem da Virgem das Dores, vai logo atrás da imagem do filho morto, relembrando as dores que maria sofreu aqui na terra,aonde logo após José de Arimatéia ter recebido o corpo de Jesus foram até o Sepulcro, para depositar o corpo do Salvador, em um local que teria sido preparado, a Procissão do Senhor Morto em Teresina começa na Catedral de Nossa Sra das Dores, seguindo até a Igreja de São Benedito aonde escutamos o cântico de verônica e depois o Arcebispo Metropolitano, faz a monição e em seguida a leitura das 7 palavras de Cristo na Cruz, em seguida é dada uma benção sobre o povo e todos se retiram em silêncio. Após isso muitos ainda seguem até a Sé Primaz da Arquidiocese, para deixar as imagens do Sr. Morto e Nossa Sra das Dores.