domingo, 3 de maio de 2015

Laudes - Igreja Matriz de Nossa Sra do Amparo e Primaz de Teresina

Fieis do Amparo rezam com Pe. José de Pinho as Laudes de Sexta-feira Santa.

Por:Deusene Nôleto - Paróquia N.Sra das Dores- Catedral
Hoje, dia 03, fieis estiveram presentes na Igreja do Amparo da forania centro, para as laudes da sexta-feira santa com seu pároco Padre José de Pinho. Dando sequência as pessoas foram ao fazer confissão.


ENTREVISTA COM O Pe. JOSÉ DE PINHO BORGES FILHO
Laudes
Que são laudes são louvores os primeiros louvores da manhã, que nós elevamos a a Deus, que no momento a igreja tem chamado liturgia das horas. então desde o nascer ao por do sol seguindo a antiga tradição a igreja rezou e salmodiou. mantendo a tradição dos salmos que já vem do antigo testamento e encorporou a lei ao amor de Cristo por nós. Então nós temos a oração das laudes, laudes pela manhã e temos às horas medianas, louvores as nove horas da manhã que é hora da crucificação do nosso Senhor, nós temos a oração do meio dia h, oração da tardes chamada hora do suplício da cruz, e tem a oração das 15:00h é a hora da morte do Senhor. e no cair da tarde nós temos a oração da tarde ou véspera já contemplando o dia que virá. E a noite temos a chamada hora completas então de tal maneira você durante o dia consegue ter um dia de oração. Na verdade as duas horas maiores a oração da manhã chamada laudes e a oração da tarde chamada véspera são aquelas duas básicas que fazemos mas, por exemplo nas casas de contemplação dos mosteiro nas casas de vida religiosas e comunidade religiosa observam algumas dessa horas dessas chamada mediana.

Procissão
A procissão do Senhor morto que é um ato devocional embora não seja prescrito liturgicamente mais é um ato devocional, acontecerá logo depois da celebração paixão do Senhor com saída da Igreja Catedral. Às 15:00h, o arcebispo Bispo estará na Catedral Nossa Senhor das Dores onde preside a chamada ação litúrgica da sexta -feira da paixão, que contem três partes a liturgia da palavra , adoração da cruz, e a distribuição da sagrada comunhão. Terminada então este três itens nós levaremos a imagem do senhor morto acompanhado de sua mãe Maria Santíssima até o adro da igreja São Benedito, ali o arcebispo fará uma locução aos fieis presentes depois as imagens são recolhida no Amparo onde nós fazemos às 18:00h o mesmo que foi feito na Catedral para dar oportunidade a outros fieis sobre tudo aqueles que vem mais distante vem só participar da procissão que na verdade não participam ação litúrgica da paixão do senhor que é prescrita para sexta -feira na verdade a Igreja do Amparo oferece oportunidade não só para o os fieis que frequentam a ela mais também para aqueles que vem de outros lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário