Com o tema ‘Casa Comum, nossa responsabilidade’ e sob o lema bíblico ‘Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am5.24)’, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC – coordenará a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2016 que terá o Saneamento Básico como foco.
O Papa Francisco em sua encíclica “Cuidado da Casa Comum” cita que é necessário “uma conversão ecológica global”, “mudanças profundas nos estilos de vida, nos modelos de produção e de consumo, nas estruturas consolidadas de poder”(n.5).
A campanha desse ano vem de acordo com a encíclica do Papa Francisco e motiva a reflexão sobre os modelos de desenvolvimento que têm orientado a política e a economia. O lançamento oficial da Campanha da Fraternidade acontece no dia 10 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, no período da quaresma de 2016.
Segundo os dados do Ministério das Cidades, através do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (ano 2013), mais da metade da população brasileira ainda não possui acesso às redes de coleta de esgotos e somente 39% dos esgotos do país são tratados. Cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada e temos mais de 5 milhões de pessoas sem acesso a banheiros. 37% da água potável é perdida em vazamentos, “gatos” ou problemas de medição, mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em rios, mares e cursos d’água brasileiro diariamente.
Com base nesses números, a Campanha da Fraternidade 2016 tem o objetivo de garantir “o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. (Texto-Base Campanha da fraternidade 2016, pag 11, item 7)”.
Com o intuito de contribuir para a difusão desse direito o Instituto Trata Brasil será um dos parceiros da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do CONIC Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil na divulgação do tema.
O Instituto Trata Brasil atua desde 2007 e é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país.
A proposta da Trata é desenvolver um ciclo de apresentações por todo o país, em conjunto com as coordenações regionais do CONIC, visando levar a mensagem da Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Confira a entrevista do presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos ao portal Namu. O especialista explica a influência da coleta de esgoto sobre a saúde e a educação, e cita o caso de praias do nordeste brasileiro que têm perdido turistas por conta da poluição de suas orlas.
Veja também:
Hino da Campanha da Fraternidade 2016
Hino da Campanha da Fraternidade 2016
Fonte: Trata Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário